Contato   -   (17) 3524-4618

 

   Atualmente, com a alienação pela busca da beleza e corpo harmonioso, milhares de brasileiros buscam todos os anos, opções de tratamentos para corrigirem o que julgam imperfeições ou retardarem um aparente envelhecimento. 

   Em meio a inúmeras alternativas, podem ser encontrados como soluções de tratamentos substâncias como a Toxina Botulínica, Ácido Hialurónico ou Hidrogel de Poliamida que, apesar de seus usos iniciais se darem unicamente a fins estéticos, suas utilizações abrangem muito mais do que apenas suavizar expressões faciais, mostrando-se eficazes também em outras especialidades médicas clinicas ou cirúrgicas.

  Na área odontológica, essas substâncias passaram a ser aceitas para uso a partir do ano de 2011, conforme deliberação aprovada pelo Conselho Federal de Odontologia, cabendo ao Cirurgião Dentista, devidamente credenciado, delimitar suas indicações, tanto a fins terapêuticos bem como a interesses estéticos.

   A Toxina Botúlinica do Tipo A, utilizada por Cirurgiões Dentistas, atua de forma a paralisar temporariamente o músculo em que a substância foi aplicada, tendo sua eficácia válida de 4 a 6 meses, devendo ser reaplicada a partir de então. Sua utilização somente deverá ter finalidade terapêutica, associada ou não a outros tratamentos, podendo ser indicada nos casos de cefaléia tensional, disfunção temporomandibular (DTM), dor orofacial, bruxismo, queilite angular, sorriso assimétrico, sorriso gengival, hipertrofia de masseter, pós operatório de cirurgias periodontais e de implantes e também na sialorréia. Seu uso se contra indica a pessoas que apresentem hipersensilidade à fórmula, processo inflamatório no local da injeção e gravidez ou lactação.

   Outra opção de tratamento, porém com finalidade estética, seria o preenchimento facial, utilizando como substância Hidrogel de Poliamida, uma vez que o Ácido Hialurónico tem uso restrito apenas à classe médica para esta finalidade. O preenchimento facial é uma técnica que pode complementar tratamentos com próteses dentárias e ortodônticos, devolvendo volume aos lábios e  restabelecendo sua sustentação, bem como a outras indicações. Suas contra indicações se assemelham ás  da Toxina Botulínica.

   Contudo, entre as opções de tratamento, cabe ao Cirurgião Dentista devidamente credenciado, diagnosticar e tratar qual seja a disfunção, levando como objetivo uma melhor qualidade de vida para o paciente.

 

   A Ortopós oferece curso de Aperfeiçoamento em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial para dentistas, e está recrutando pacientes interessados no tratamento. Mais informações pelo telefone: (17)35244616, (17)35241567 ou (17)991442598.

Por: Dra. Camila Aguillar Gonçalves
Responsável técnico: Dr. Dario Teixeira Macri

Desenvolvido por Polsooft