Contato   -   (17) 3524-4618

Por Dra. Camila Aguillar Gonçalves 

 

   O interesse em corrigir uma má posição dentária se encontra cada dia mais presente, seja pela busca estética ou até mesmo com finalidade de restaurar uma função do sistema estomatognático que possa apresentar prejuízos.

   Em meio às várias opções de aparelhos pode ser encontrado o sistema de aparelhos autoligáveis, diferenciando-se dos aparelhos fixos convencionais por extinguir o uso de ligaduras, famosas borrachinhas coloridas, para que o fio utilizado durante o tratamento permaneça preso junto ao bráquete, já nos bráquetes autoligáveis o fio é seguro junto ao bráquete por meio de uma tampa rebatível ou clip.

   Essa tampa ou clip diminui o atrito entre o fio e o bráquete, facilitando a movimentação ortodôntica. Outra vantagem desse aparelho, é a diminuição de visitas ao consultório odontológico, uma vez que a manutenção do mesmo é realizada a cada noventa dias, salvo a casos em que o Ortodontista tenha necessidade de avaliações frequentes. Também pode ser citado como beneficio a redução no tempo da consulta e facilidade na higienização no aparelho, uma vez que as ligaduras apresentam um maior acumulo de placa bacteriana.

   O tratamento ortodôntico com aparelhos autoligáveis apresenta um custo mais elevado em relação ao tratamento com aparelhos convencionais, justificando assim sua desvantagem.

   Assim como os aparelhos convencionais, os aparelhos autoligáveis também apresentam versões estéticas, onde o bráquete utilizado torna-se praticamente imperceptível, favorecendo ao paciente que apresentam certa resistência ao tratamento ortodôntico pela aparência metálica do aparelho.

   Contudo, sabendo-se dos benefícios da utilização do sistema autoligável, cabe ao Ortodontista realizar um correto diagnóstico e plano de tratamento ao paciente, indicando o melhor aparelho para caso e principalmente, expondo as limitações tanto de um sistema autoligável quando do sistema convencional.

 

A Ortopós oferece curso de aperfeiçoamento em Ortodontia Avançada para Dentistas, relacionando-se também o sistema de aparelhos autoligáveis.

Para mais informações: 17 – 35244618.

Resp. Técnico: Dr. Dario Teixeira Macri

Desenvolvido por Polsooft